Segundo
Soares (2000b: 15), a palavra “letramento” surge no discurso dos especialistas
nas áreas de Educação e de Ciências da Linguagem na segunda metade dos anos 80.
Uma das primeiras ocorrências está no livro de Mary Kato, de 1986, em que a
autora afirma que “... a chamada norma-padrão, ou língua falada culta é consequência
do letramento, motivo por que indiretamente, é função da escola desenvolver no
aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita”. É interessante
observar que, mesmo Kato não tendo definido o que é letramento, ser letrado não
se trata apenas de saber ler e escrever. A missão do professor é a de orientar
o aluno na aquisição da flexibilidade linguística necessária ao desempenho
adequado que lhe será exigido em sociedade.
Analisar diferentes textos compará-los, pesquisar os porquês das
diferenças, construir regras sobre o uso da língua e, a partir das descobertas,
reescrever textos são práticas que produzem excelentes resultados na capacitação
do aluno no uso da língua. Nesse sentido, letrar é mais que alfabetizar. Alfabetizado
é aquele indivíduo que sabe ler e escrever. Já letrado é aquele que sabe ler e
produzir textos, dos mais variados gêneros e temas.
Um
escritor competente deve saber selecionar o gênero apropriado a seus objetivos
e à circunstância em que realizará seu discurso. Letrar é mais que alfabetizar.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da
aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura
e da escrita nas práticas sociais. Alfabetizar letrando é, portanto, ensinar a
ler e escrever o mundo, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e
da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social. O processo de
ensino-aprendizagem de leitura e escrita na escola não pode ser configurado
como um mundo à parte e não ter a finalidade de preparar o sujeito para a
realidade na qual se insere.
É
importante destacar que letramento não é um método. A discussão do letramento
surge sempre envolvida no conceito de alfabetização, o que tem levado a uma
inadequada e imprópria síntese dos dois conceitos, com prevalência do conceito
de letramento sobre o de alfabetização. Não podemos separar os dois processos,
pois a princípio, o estudo do aluno no universo da escrita se dá ao mesmo tempo
por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de
habilidades da leitura e da escrita, o letramento. O letramento inicia-se muito
antes da alfabetização, ou seja, quando uma pessoa começa a interagir
socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. Como afirma
Freire (1989: 11-12), (...) A leitura do mundo precede a leitura da palavra,
daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da
leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão
do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações
entre o texto e o contexto. Nesse sentido, se a leitura de mundo precede a
leitura da palavra, um indivíduo pode ser letrado, mas não alfabetizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
––––––. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1986. (Série Fundamentos)
SOARES, Magda. Letrar é mais que alfabetizar. In: Nossa língua – nossa pátria. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 26/11/2000a. Entrevista. Disponível em <http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/magda.htm> Acesso em: julho de 2005.
––––––. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed. 2ª impr. Belo Horizonte: Autêntica, 2000b.
––––––. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In: Educ. Soc., Campinas, vol.23,n. 81, p.143-160, dez.2002. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: julho de 2005.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTexto muito bom! Vcs poderiam citar as referências.
ResponderExcluirObrigada. Referências adicionei ao texto.
ExcluirTexto muito bom! Vcs poderiam citar as referências.
ResponderExcluirObrigada👍
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