Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental


 A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos. Através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.  
Objetivos
Refleti sobre as dificuldades de construção e atualização da temática ambiental em sala de aula. Através de atividades e práticas nos conteúdos programáticos previstos no currículo da escola, permitindo aos alunos tornarem-se agentes responsáveis e atuantes na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. Na escola e nas comunidades onde se encontram inseridos.
Justificativa
       A questão ambiental ultrapassa a esfera biológica e toma contornos sócio-culturais e econômicos. Tal equacionamento exige posicionamento da sociedade através de valores para que se possa garantir a qualidade de vida. Valores que dependem de uma consciência crítica, ética e conseqüentemente de uma consciência ecológica.       A escola constitui-se em um espaço privilegiado para o desenvolvimento desses valores, no sentido de formar cidadãos mais conscientes de suas obrigações e direitos na sociedade onde vivem. Acredita-se ser o espaço de criação da escola, um dos lugares fundamentais na busca de alternativas para os nossos problemas ambientais, pois a questão ambiental está intimamente ligada a nossas atitudes cotidianas.
Para ajudar a professora Cíntia no Caso para o Ensino sugerimos  algumas estratégias para que ela trabalhe com seus alunos no próximo encontro.



Estratégias

Soluções

-  Levantamento do perfil ambiental da escola (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
-  Lixo (redução, reutilização e reciclagem);
-  Palestra sobre tratamento de água; prevenção e combate ao incêndio;
-  Plantio de árvores; horta; preservação da fauna e flora;
- Assisti vídeos sobre as problemáticas do meio ambiente.
-  Passeios ecológicos; visitas ao tratamento de água da cidade;
--Fazer experimentos; pesquisas,  dramatizações etc.

-  O primeiro passo que devemos tomar é o de não jogar o lixo em qualquer lugar. Não jogando o lixo nas ruas, seja atirando para longe pela janela do carro ou ao caminhar, espere encontrar uma lixeira para descartar o lixo.
- Usar o lixo como composto orgânico; reciclar; confeccionando brinquedos etc.
- Fazer passeatas e exposição, distribuindo panfletos para a conscientização das pessoas.
- Mostrar a importância da flora principalmente na produção de remédios; e a purificação do ar, etc.

“Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.”
(Paulo Nogueira Neto)
“A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Fundamental Temas Transversais:
Meio Ambiente e Saúde, página 15.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário