A IMPORTANCIA DE FORMAR LEITORES E LEITORAS NA ESCOLA


A leitura contribui significamente à formação do indivíduo, influenciando-o nas diversas formas de se encarar a vida, portanto, cabe a escola organizar, criar e adequar em sua grade curricular propostas e estratégias efetivas de leituras, favoráveis à formação de leitores competentes. A leitura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo, portanto é necessário estar atento a esta questão, pois a ausência da leitura acaba sendo uma forma de exclusão. A principal função da escola é desenvolver no educando a capacidade de aprender a aprender, e uma das principais ferramentas que condiciona a esse aprender é o domínio da linguagem, que é adquirido através da leitura e da escrita com repercussão em todas as áreas do conhecimento. Portanto, a escola deve estruturar seu projeto pedagógico com vistas à formação do leitor, incluindo a estruturação de um sistema de trocas contínuo, sustentado por uma biblioteca com bom acervo e, por outros ambientes de leitura e circulação de livros. Diante disso, compreende-se que o professor, em sala de aula é sem dúvida o responsável pela aquisição de práticas de leituras, elaborando estratégias significativas na formação do leitor. Para que isso seja uma prática concreta, o professor deve ser um leitor efetivo e ter claro que somente aquele que lê e ama os livros é capaz de formar outros leitores. Um professor sem preparação, que pouco conhece os textos em circulação, que não possui recursos para conduzir seus alunos no caminho da leitura, que não possui técnicas e metodologias não se efetivará nesse processo. O professor, como mediador deve propiciar atividades práticas que se fundamentem nessa lógica, criando diferentes momentos de leituras, alicerçadas em estratégias capazes de promover diferentes graus de letramento. Além disso, a todo  momento, o professor deve deixar claro que ler é um exercício muito amplo e pode tornar os indivíduos mais justos e solidários. A formação de um indivíduo letrado só acontecerá se ambientes favoráveis à aquisição de leituras estiverem a seu alcance. Se a escola não estiver atendendo a essa proposta, caberá à mesma a criação e ampliação de seu espaço físico e dos subsídios que auxiliam tais práticas. A leitura é fundamental, pois com ela conseguimos defender nossas interpretações e tentar compreender o outro e o mundo. O livro nos ajuda a tomar posições diante da leitura realizada, faz nos questionarmos acerca das intenções e opiniões do autor, e com isso conseguimos refletir e formar nosso próprio pensamento.