A leitura contribui
significamente à formação do indivíduo, influenciando-o nas diversas formas de
se encarar a vida, portanto, cabe a escola organizar, criar e adequar em sua
grade curricular propostas e estratégias efetivas de leituras, favoráveis à
formação de leitores competentes. A leitura de modo geral amplia e diversifica
nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo, portanto é
necessário estar atento a esta questão, pois a ausência da leitura acaba sendo
uma forma de exclusão. A principal função da escola é desenvolver no educando a
capacidade de aprender a aprender, e uma das principais ferramentas que condiciona
a esse aprender é o domínio da linguagem, que é adquirido através da leitura e
da escrita com repercussão em todas as áreas do conhecimento. Portanto, a
escola deve estruturar seu projeto pedagógico com vistas à formação do leitor,
incluindo a estruturação de um sistema de trocas contínuo, sustentado por uma
biblioteca com bom acervo e, por outros ambientes de leitura e circulação de
livros. Diante disso, compreende-se que o professor, em sala de aula é sem
dúvida o responsável pela aquisição de práticas de leituras, elaborando
estratégias significativas na formação do leitor. Para que isso seja uma
prática concreta, o professor deve ser um leitor efetivo e ter claro que
somente aquele que lê e ama os livros é capaz de formar outros leitores. Um professor
sem preparação, que pouco conhece os textos em circulação, que não possui
recursos para conduzir seus alunos no caminho da leitura, que não possui
técnicas e metodologias não se efetivará nesse processo. O professor, como
mediador deve propiciar atividades práticas que se fundamentem nessa lógica,
criando diferentes momentos de leituras, alicerçadas em estratégias capazes de
promover diferentes graus de letramento. Além disso, a todo momento, o
professor deve deixar claro que ler é um exercício muito amplo e pode tornar os
indivíduos mais justos e solidários. A formação de um indivíduo letrado só
acontecerá se ambientes favoráveis à aquisição de leituras estiverem a seu
alcance. Se a escola não estiver atendendo a essa proposta, caberá à mesma a
criação e ampliação de seu espaço físico e dos subsídios que auxiliam tais
práticas. A leitura é fundamental, pois com ela conseguimos defender nossas
interpretações e tentar compreender o outro e o mundo. O livro nos ajuda a
tomar posições diante da leitura realizada, faz nos questionarmos acerca das
intenções e opiniões do autor, e com isso conseguimos refletir e formar nosso próprio pensamento.